Banner

sábado, 8 de junho de 2013

A História da Coruja na Pedagogia

   A coruja é o símbolo da Pedagogia e da Filosofia, isso devido à inteligência, astúcia, sensibilidade e visão superior a do homem. A coruja enxerga tudo a seu redor e mexe a cabeça em 360 º.
 É muito difícil engana-la pois ela percebe as "segundas intenções". Sua cabeça ovalada assemelha se ao globo terrestre,seria a visão global do pedagogo, já o formato em" V" de seus olhos representa a vida, lembrando que o ensino é reflexo para a vida toda.
  O olho direita aberto e arregalado e o esquerdo fechado, significa a concentração, a construção da personalidade,a reflexão,a formação dos princípio e ao mesmo tempo, a visão do futuro, o conhecimento o amanhã, é um olhar geral com sentido introspectivo e ao mesmo tempo extrospectivo .O peito estufado da coruja é a representação da ousadia de assumir responsabilidades de estar em frente a sua real missão mediante a superar, seus objetivos, medos sendo sociais, psíquicos. As assas que empunha um lápis sobre os livros, significa que ler e escrever são ferramentas que dão assas pra voar, autorrealização e liberdade, os livros representam as séries iniciais e como geralmente são três os livros na mão da coruja, seriam o o primeiro o ensino fundamental, o segundo o ensino médio e o terceiro o ensino superior, as garras do pássaro à vista, são o vigor da base do apoio dos pés, a cauda representa o equilíbrio,.O equilíbrio que em ética se chama virtude da prudência, é justamente a balança que pesa nas proporções necessárias tanto do ardor do pedagogo , na exigência de condições razoáveis para o exercício ético.

" Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender"   Augusto Cury
                                                     
                                                   





Fonte de pesquisa:http://www.portaleducacao.com.br




                                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário