Banner

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Berçário Feliz :)




                                                

Fofos, lindos, gostosos, dá vontade de apertar,volta a toda o pensamento de brincar de boneca, mas estas não podem ser guardadas,não podem ser escolhidas ou esquecidas.Ter um de cada é quase impossível, não se compra, não se vende, e os nossos dão um trabalhão ,deixam a gente de cabeça para baixo , transformam famílias em longos sorrisos soltos e certamente são os resultados das melhores loucuras entra a união de casais apaixonados.
Sou louca por eles queria ter um monte, o bolso não permite infelizmente só Amor não enche barriga, então já que amo essas coisas fofas resolvi cuidas das fofuras dos outros, na pedagogia, a recreação, o desenvolvimento a evolução é incrível e transforma em um ano de recém-nascidos para pequenos travessos prontos pra correr mundo afora .
 Acompanhando, curtindo, cuidando cada piscar dessa evolução,até o olhar ganhe passos de autonomia...e ainda assim serão só os primeiros passos,eu vou estar lá.
Por quê?
Simplesmente Amo Bebês!






  








                                                                                               
 
                                                                                                                 

Pedagogia Sim, e dai ?!

   Ser Professor,Brasil, século XXI é a visualização da desvalorização do ser humano,escolher a Pedagogia, lecionar, passar valores, ensinar o B + A = BA, é considerado entres os "normais" uma loucura, profissão mau remunerada, desvalorizada,que vive de greve, dizem que ensinar e aguentar 30 iguais por dia é loucura.

   E infelizmente em alguns aspectos realmente algumas coisas tem razão, porém as pessoas se esquecem que precisaram de professores fundamentais para ler, escrever para formarem opiniões e terem a autonomia de enfim escolher a profissão dos sonhos que lhe pague bem e lhe de estabilidade, e que sem essa base, o mundo vira uma grande perversão sem regras ou valores.Sem professores viveremos cada vez mais corruptíveis e aceitando qualquer coisa ,mesmo que politicamente incorreta, muito dificilmente teremos grandes cargos e estudiosos dispostos a desafiar, mudar o mundo se por traz da sua história não tiver passado aquela professora que fez toda a diferença.
   Escolhi por prazer e até arrependo de ter deixado tanto tempo passar até chegar a realização de aprender a ensinar, e adoro cada dia mais, tenho certeza que estou no lugar certo, fazendo a coisa certa , espero sinceramente ser a melhor opção na diferença dos seu filho, dos seus netos.

Foto da Turma Uninove Vl. Maria Pedagogia 1A 





                                                                                                                

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Adoção- Não é Nenhum Bicho Papão

   A adoção ainda é alvo de muita discussão no País. Milhares de crianças abandonadas, precisando de um lar, de referencias por maus tratos ou abandono estão a anos disponíveis em longas filas de espera praticamente intermináveis.Algumas não tem o reconhecimento ou interesse da família sanguínea, já outras tem adoção provisória a anos com algum casal ou divorciado disponível mas a tal papelada não sai.Muitas quando tem a oportunidade de finalmente ter liberdade para viver acabam fugindo, sendo rebeldes em busca de uma resposta que talvez nunca encontrem,não por maldade mas por falta de opção.
   Já há crianças com casos lindíssimos de união afetiva com o novo lar que parecem que sempre estiveram por lá e acabam adequando jeitos, gestos e feições idênticas das famílias adotivas.
   Infelizmente fatos de sequestro de bebes para adoção do sonho desesperado de mães sem condições físicas de gerar são muito comuns, principalmente de crianças do interior , de cidades pequenas principalmente as do sertão nordestino,são distribuídas ilegalmente no Brasil e no exterior como mera mercadoria, mas por mais boa intenção que tenham feito dessa maneira é crime é irregular.
   Antigamente ainda era comum fazer o registro da criança no nome de quem iria adota-la, outro procedimento horripilante, pois por mais doloroso que seja dar explicações, todos tem o direto de saber a sua historia, de onde veio e recorrer as famílias legitimas como forma de acha uma história de vida.
  Alguns casos bem marcantes são de pessoas famosas, aqui no Brasil, Astrid Fontinelle, Marcello Antony, Elba Ramalho e Glória Maria são noticiados com louvor pela imprensa, mas parece que infelizmente a fama e a melhor condição de vida, facilita e muito na opção adoção,já nos EUA Madonna e Angelina Jolie, fizeram parte e ainda fazem de projetos de caridade  pelo mundo todo, principalmente países que estiveram em guerra, que ainda vivem em estado de sítio, acabaram se apaixonando e adotando crianças dos locais por onde passaram.
Infelizmente além da burocracia, hoje leva-se em contra casais homo afetivos querendo montar uma família e criar filhos, ainda necessitando de pedido judicial para ocorrer,e a obrigatoriedade de uma ficha limpa, uma casa em condições adequadas e a necessidade de comprovação de renda para criar esta(s) crianças(s).
   Confesso ficar na dúvida quanto a tantas regras e exigências, concordo que elas merecem o melhor, mas as vezes demora tanto que muitas delas ficam 18 anos na instituição e depois saem perdidas num mundo de adultos que nem sabem como vai ser ao certo, isso também me parece injusto, talvez o pai pobre tenha muito amor e esforço pra fazer acontecer e dar o coração par quem quer ter.
   Existem também projetos do Governo em que mulheres solteiras ou divorciadas e sem filhos, seguem para "abrigos" como Mãe Social, e recebe um valor mensal para sobreviver, acolher e criar as crianças de diversas faixas etárias  e condições até que sejam realmente adotadas, ou que ao menos cresçam com vínculos e referencias daquela que se torna a mãe, quando é feito por amor, as crianças é lindo e louvável, sabendo-se que o teste também é criterioso a quem quer fazer parte, mas no Brasil ainda  se é obrigado a receber algo em troca para fazer o bem , mas existem exceções é claro.
   O Amor deve estar em primeiro plano. Isso não é nenhum Bicho Papão!
   Você já tinha pensado nisso?Pense!
                                  
    Saiba mais em :http://www.adocaobrasil.com.br/





                                                           
                                         

Criança Índigo


 Você sabe o que são crianças Índigo?

   São crianças que possuem a capacidade de simultaneamente utilizar o hemisfério direito e o esquerdo do cérebro, o que significa que estas crianças vão muito além do plano racional e intelectual que conhecemos, desenvolvendo capacidades espaciais, indutivas,criativas e spaciais.

   Por este motivo, as crianças Índigo necessitam serem estimuladas e terem o espaço correto disponível para desenvolver as suas pontencialidades .

   Estudiosos espirituais acreditam que as crianças Índigos nascem em épocas pré determinadas e são escolhidas para trazer e fazer a transformação no mundo.

   O fenômeno Índigo, da-se da fusão da mente( chacra frontal) e da espiritualidade(aura da cor ìndigo).

   Características comuns das crianças Índigo: Inteligência, Sensibilidade,Intuição, Tendência Hiperactiva,Percepção apurada,Fácil entendimento das leis universais, Muito criativas,Memória privilegiada e São dotadas de uma "inteligência espiritual".

   Quando falam de algo que não gostam ou que não lhe interessa, a criança Índigo pode apresentar sinais de  défice de atenção, por outro lado,se for algo prazeirozo ou de seu interesse,interagem apaixonadamente e passam horas desenvolvendo a nova descoberta.
   Alguns autores classificam as crianças Índigo em 4  tipos diferentes: As Humanistas (líderes),As Conceptívas(cognitivas ou intelectuais),As Artistas (de grande sensibilidade e intuição) e as Interdimensionais( globalmente sobredotadas mas com potencialidade espiritual especial).
     


 

 Para ajuda-lo: http://www.casa-indigo.com/

Dica de Leitura: Criança Índigo e Cristal. De Tereza Guerra.


fonte de pesquisa: http://www.casa-indigo.com/

           

Filhos Travessos? será?

   Desde pequeno já é inquieto. Em casa, corre daqui para lá o dia todo, sem que nada o detenha, nem sequer o perigo. Tira brinquedos de seu lugar, esparrama todos eles pelo chão e, quase sem usá-los, pega outros e outros. Interrompe permanentemente os adultos e as outras crianças, respondendo impulsivamente e de forma exagerada àqueles que o aborrecem.
   Os sintomas acima mostram a vida de uma criança que apresenta um dos transtornos mentais mais freqüentes nas crianças em idade escolar, a Hiperatividade, ou Transtornos de Déficit de Atenção por Hiperatividade (TDAH), como é chamada pelos especialistas.
   Ainda é comum encontrar entre leigos, a noção de que a criança hiperativa seja apenas malcriada, ou mal educada pelos pais. Por isso, é importante que os pais prestem muita atenção nas atitudes e comportamentos dos filhos, seja dentro de casa, na rua ou na escola.
   A diferença entre uma criança que tenha hiperatividade de outra mal educada é que a segunda não apresenta alguns distúrbios como perda relativa de visão ou audição, problemas de comunicação, estresse emocional, convulsões e distúrbios do sono, que são mais comuns na primeira, além do mau humor constante.
   O verdadeiro comportamento hiperativo interfere na vida familiar, escolar e social da criança. As crianças hiperativas têm dificuldade em prestar atenção e aprender. Como são incapazes de filtrar estímulos, são facilmente distraídas e tendem a ser muito agarradas às pessoas, necessitando de muita atenção.
   É importante para os pais perceberem que as crianças hiperativas entendem as regras, instruções e expectativas sociais. O problema é que elas têm dificuldade em obedecê-las. Esses comportamentos são acidentais e não propositais. Por isso, não culpe o seu filho por ele ser assim, isso só será pior para ele!
   Para garantir que a criança realmente hiperativa seja tratada adequadamente, e evitar o tratamento inadequado de uma criança normalmente ativa ou malcriada, é importante que seu filho receba um diagnóstico preciso.
   Esteja preparado para descrever, de forma precisa e objetiva, o comportamento do seu filho em casa e nas atividades sociais. Se seu filho está encontrando dificuldade na escola, peça ao professor que converse com o médico ou envie-lhe um relatório por escrito.
   Ao tratar da criança hiperativa, sua meta é ajudá-la a fazer o melhor possível, em casa, na escola, e com os amigos. Lembre-se sempre de que seu filho está lutando com todas as forças para superar uma deficiência do sistema nervoso. Explique, se preciso for, mas não se sinta envergonhado ou culpado quando seu filho não se comportar bem.
                                                                                                                    (Rafaela Rosas)
Outros Fatos importantes:
   Uma em cada vinte crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão. Já durante o Ensino Fundamental, essa proporção sobe de 5% para 25%. Muitas vezes, a criança vai mal na escola não por falta de atenção ou dedicação aos estudos, mas por causa de problemas visuais não detectados. Algumas não enxergam direito o que está escrito na lousa e outras podem ter dificuldade de ler livros, cadernos e apostilas que estão sobre a carteira justamente pelo incômodo causado pelo esforço ao tentar enxergar.
 
“Tive uma paciente de seis anos que enfrentava sérias dificuldades de alfabetização porque tinha 12 graus de miopia em um olho e, até então, não havia sido diagnosticada. Pais e até mesmo professores devem estar sempre atentos às crianças e estimulá-las a usar óculos ou tampões sem preconceito, quando necessário. Trata-se de uma medida temporária e que pode impedir o comprometimento do rendimento escolar”, diz Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Dica para você saber mais sobre seu filho:
www.tdah.org.br


Procure sempre um médico especialista  te auxiliar !






fonte de pesquisa: http://guiadobebe.uol.com.br
                         http://consumidormoderno.uol.com.br
                                                                                                               

sábado, 8 de junho de 2013

O Corpo Fala


O corpo é o instrumento facilitador,por ele nossos órgãos e tecidos entram em harmonia possibilitam a nossa existência,nossa locomoção,nossa fala, visão, o tato, o paladar.O corpo é o responsável pela nossa postura,nossa formação óssea, com estudos e especializações, aperfeiçoamos cada vez mais as utilidades motoras e psíquicas funcionais de nosso organismo afim de facilitar a vida e acompanhar  as transformações ágeis da evolução humana.
Porém é através do corpo que também expressamos, a dor, a raiva,a fome,o amor,muitas vezes,não precisamos  nem abrir a boca para ser compreendido ou passar uma informação ,e quando em termos proximidade familiar, física, amorosa ou de amizade com quem se conversa, a resposta do "eu sei o que você esta querendo dizer" é bem mais imediata.
Como educadores, a utilização do corpo influi nas respostas que a criança precisa desenvolver em vários aspectos até que atinja a condição normal de desenvolvimento para sua formação como pessoa, toda e qualquer disfunção ,retardo,ou deficiência desde o ventre em qualquer uma dessas área acaba por acarretas consequências para a sala de aula,a vida pessoal ou até mesmo dependendo do ocorrido um resultado falho para o resto da vida.
Uma forma clássica e simples de interpretar a linguagem corporal é o famoso como infantil Pinocchio, o pequeno garoto de madeira foi punido pela fada que lhe considera a condição de menino e não mais de marionete, tem através  de uma desobediência, uma travessurara , paga o preço de ser exposto pela própria mentira, uma vez que no trato com a fada,a mentira não teria vez como condição de ser "verdade"menino de verdade para sempre.

Aprenda a usar e usufruir todo seu corpo, mas cuidado porque "A Mentira Tem a Perna Curta....Ou Será Que Tem o Nariz Comprido" ???


Dica de Leitura : "O Corpo Fala", autor Pierre Weil e Roland Tompakow, Ed.Vozes

Assista abaixo  alguns 2 vídeos que representam  a utilização corporal sem a necessidade da fala:





https://www.youtube.com/
                                                                                                                

A História da Coruja na Pedagogia

   A coruja é o símbolo da Pedagogia e da Filosofia, isso devido à inteligência, astúcia, sensibilidade e visão superior a do homem. A coruja enxerga tudo a seu redor e mexe a cabeça em 360 º.
 É muito difícil engana-la pois ela percebe as "segundas intenções". Sua cabeça ovalada assemelha se ao globo terrestre,seria a visão global do pedagogo, já o formato em" V" de seus olhos representa a vida, lembrando que o ensino é reflexo para a vida toda.
  O olho direita aberto e arregalado e o esquerdo fechado, significa a concentração, a construção da personalidade,a reflexão,a formação dos princípio e ao mesmo tempo, a visão do futuro, o conhecimento o amanhã, é um olhar geral com sentido introspectivo e ao mesmo tempo extrospectivo .O peito estufado da coruja é a representação da ousadia de assumir responsabilidades de estar em frente a sua real missão mediante a superar, seus objetivos, medos sendo sociais, psíquicos. As assas que empunha um lápis sobre os livros, significa que ler e escrever são ferramentas que dão assas pra voar, autorrealização e liberdade, os livros representam as séries iniciais e como geralmente são três os livros na mão da coruja, seriam o o primeiro o ensino fundamental, o segundo o ensino médio e o terceiro o ensino superior, as garras do pássaro à vista, são o vigor da base do apoio dos pés, a cauda representa o equilíbrio,.O equilíbrio que em ética se chama virtude da prudência, é justamente a balança que pesa nas proporções necessárias tanto do ardor do pedagogo , na exigência de condições razoáveis para o exercício ético.

" Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender"   Augusto Cury
                                                     
                                                   





Fonte de pesquisa:http://www.portaleducacao.com.br




                                                                                                               

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sou Professor, Sou Brasileiro,Não Desisto Nunca !


   O Desejo de mudar a Educação no país, leva jovens a  tornarem-se professores.

   Para os professores do futuro, é possível fazer a diferença apesar dos salários baixos e imagem desgastada.
   Salários baixos, desmotivação, falta de tempo para se especializar,e uma imagem desgastada e desvalorizada. Os Professores que estão na ativa sabem o que é ter uma rotina difícil e o senso comum leva a crer que essa profissão não é opção segura. Para muitos jovens porém, apesar das dificuldades,o ideal de mudar os rumos da educação no Brasil, os leva a querer atuar na área.

" Os Professores de hoje tem vontade de fazer e mudar, mas estão afetados pelas dificuldades, já os jovens, tem "mais gás" e acreditam mesmo que vão efetuar mudanças, segundo a Professora Ângela Soligo ,o que importa para a nova geração de docentes é fazer a diferença"


                          


                                                                                                       
                                                                                                                 

O Monstro do Tédio


   Cada vez mais as mães tem de trabalhar para ajudar em casa para auxiliar no orçamento mensal, porém como reflexo e consequência, cada vez menos tem tempo para ficar com os filhos e ser aquela "mãezona" que acompanha no shopping, no parque de diversão,participar da festinha do colégio e ir  na casa do coleguinha.

   A cobrança é árdua e a vontade de jogar tudo pro alto fala alto ao pé da orelha, mas ficar em casa vai tornar Tédio para mamãe também, ou pior, vai faltar $A Verba$ que possibilita essa companhia de mãe acontecer.
   Desculpe-me filhos da modernidade,  IPod ,I Phone,Tablet,tudo muito tecnológico, rápido, ágil na ponta da língua pode ser bom, mas nada supera as antigas brincadeiras de rua com os amigos,os passeios com aquela mãe da amiga que arrasta todo mundo pra fazer um dia diferente ou aquela tia solteirona que fica horas lendo um livro enquanto toda galerinha,corre, brinca, pula, chora e se lambuza no Parque ao ar livre.
   Vou ajudar um pouco, ficam as dicas:
   Pra quem ta  sem grana:
  * Brincar de sombra na parede
  * Fazer dobradura ou bichinhos de papel machê
  * Dar uma voltinha na casa avó favorita
  * Passeio na pracinha do bairro,no parquinho mais próximo
  * Liberar um bom lanchinho e a visita dos colegas
  * Procurar jogos criativos e educativos na internet (com limite e vigilância)
   Pra quem esta meio sem grana:
* Uma volta rápida no shopping, sem compras
* Um Teatro classico infantil , um circo,com uso da promoção sempre publicadas nos jornais
* Um cineminha especial, geralmente as crianças pagam meia ate 12 anos e as maiores tem carteirinha do estudante
* Um sorvete,um passeio no Sesc
 Pra quem tem a grana livre:
* Uma viagem
* Um acampamento de férias
* Parque da Xuxa, Hopi Hari
* Doação dos brinquedos antigos pela troca de outros novos
 Agora se vê pode fazer diferente e não faz, espero que esta matéria tenha servido de alerta.
  E não se esqueça:
  " Quem quer....Faz! "


                                                                                                    

Paixão Não Se Discute-Teatro é Cultura é Lazer

   Teatro não tem meio termo, ou você ama ou odeia ,mas geralmente quem vê, logo se apaixona e nunca mais deixa de gostar ou prestigiar que a faz tão bem , comigo não foi diferente me apaixonei de primeira é viciante, delirante ,lembro-me de muitas vezes na plateia o coração acelerar só de ouvir os três toc da sirene para avisar que a peça já está por começar.
   Particularmente não gosto muito da ingenuidade do teatro infantil, mas confesso que não é qualquer um que faz que enfrenta as verdades que uma criança é capaz de expor , porém a oportunidade de ensinar de uma maneira bem mais divertida é mais que válida.
   O Teatro é um meio de comunicação  aonde através de estudo é capaz de mexer com a sensibilidade, os sonhos, interagir com a realidade, ensinar sem perceber, distrair, vivenciar o lúdico.
   Para as crianças ele pode educar, acrescentar  na sua fase de  desenvolvimento , distrair, criar noção do que pode e não pode, do certo e errado.

   Exemplo de teatro feito por crianças e com crianças:


   O Bom do teatro é seu simples funcionamento, através de boa vontade e imaginação é praticamente tudo possível, você não precisa de um palco, fantasias caras e um público grandioso, numa caixa de papelão pode-se chegar ao espaço numa nave espetacular, da cortina velha surge o mais comprido, armado e lindo vestido de princesa que você já viu, e se a mamãe e o papai assistir  será o melhor espetáculo do mundo.

   Exeplos de dedoches e fantoches:




   Tão livre que você não precisa se quer ler ou escrever, basta respeitar o espaço a vez de cada um e uma linda história se constrói, somo rodeados de clássicos adultos como Romeo e  Julieta, O Fantasma da Opera, assim como os infantis Branca de Neve, Peter Pan entre outros, mas nada impede nessa historia, de ser representada por dedoches, fantoches, na escola, em casa ou no teatro, nem tão pouco que a morte de Romeo vire Stand Up em 2013 , ou que a Branca de neve tenha os Backyardigans com anões.

   Exemplo de teatro Adulto:

                   

   De uma maneira afim até mesmo de popularizar esta arte ainda hoje de tão alto custo, personagens infantis, chovem em shoppings, escolas de porta em porta a fim de passar para as crianças reciclagem, higiene bucal, preservação, companheirismo e respeito, que muitas vezes como habito de repetição, passado pelos pais e professores não recebem a mesma atenção.
   Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que você imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. "Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos", avalia Maria Lúcia Puppo, professora de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). E são muitas as habilidades desenvolvidas com essa prática.
O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. "O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante", argumenta Ingrid Dormien Koudela, consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área.

  Conheça um pouco mais da História do Teatro no Vídeo Abaixo:






                                                    Charlene Gama


Fonte de pesquisa:

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pai Especial - Amor Especial

   Engravidar, saber que vai ter um bebe novo na família, cria uma enorme expectativa, começam os planos,as compras o desejo de recebe-lo , até que você é surpreendido pela vida e descobre que seu bebe é uma criança especial.
   Ai aparecem os questionamentos: E agora? como? quando?por que? 
  Talvez apareça alguma resposta, talvez a resposta nunca apareça, talvez você não precise dela, porque ela não vai mudar sua realidade, apenas aliviará seu coração.
   Preconceituosamente sem estudos específicos e por senso comum, por anos vimos independente de sua necessidade especial, essas crianças serem excluídas, receberem apelidos e viverem completamente dependente dos pais.
  Com o passar dos anos, dos estudos ,a busca da autonomia, da liberdade, mesmo que não seja 100% tem dado um espaço cada vez maior,e cada vez melhor a quem precisa dessa atenção, estamos ainda hoje em busca de adaptações em escolas,grandes empresas e até dentro das próprias casas.
  Porém acima  de toda e qualquer situação da vida, é seu filho,nele corre seu sangue, não preciso dizer mais nada você com certeza tem Amor esbaldando pelas veias, faça acontecer, talvez seja a sua vez de correr por esse Amor Especial.Como?
  Basta querer e fazer
  Assista o vídeo abaixo e descubra


Dicas de auxilio se você é um "Pai Especial":






fonte de pesquisa: https://www.youtube.com/



Soltando Os Bichos



Quando criança, eu adorava as apresentações da escola, usar fantasias, decorar as danças, mas eu odiava as maquiagens, era muito tímida quando fora do meu meio familiar, acabei me trancando e me escondendo cada vez mais, até que na pré adolescência minha mãe resolveu me por para fazer teatro para soltar a "Charlene" que estava escondida em mim e me apaixonei pelas artes em geral, virou fixação pequenas apresentações e grandes sonhos onde eu estudava e não falava de outra coisa, ai os hormônios da puberdade resolveram se manifestar e me tornei gordinha, diminui mais ainda os amigos e os afazeres, até que o corpo tomou forma adulta e sai me sentindo, fiz muitos amigos, me tornei faladeira, muito expressiva, comecei a sair, a namorar e logo surgiu uma gravidez que por incrível que pareça me ajudou a emagrecer no durante e no pós parto...Enfim precisei ter um filho para me tornar auto-confiante e não ligar para padrões estéticos e enfim curtir quem sou e como sou, me mostrar, estar em público sem medo, somente pelo fato de estar com quem gosto fazendo o que gosto.
Sou hoje uma adulta feliz e realizada,aos 30 enfim consegui entrar na tão sonhada faculdade de Pedagogia,aprendi entre as matérias, principalmente a de Linguagem Corporal que além de relembrar a antiga paixão pelo teatro durante as apresentações em sala que por acaso saiam muitas risadas ao ser por exemplo "A Galinha Pintadinha" na frente de mais de 50 mulheres adultas, nos mostrou
 como usufruir isso em sala de aula brincando, incentivando a criançada na coordenação,cada uma em sua fase,a motricidade, o desenvolver e o desempenho da criança em sala.
Claro que não sou perfeita, mas com certeza tenho a maior disposição e o menor "grilo": Aprendi que o negócio é SOLTAR OS BICHOS...faça você também!

Charlene Gama